Salário Mínimo da Argentina 2021: Qual o Valor? Como funciona?

Salário Mínimo da Argentina 2021 – Atualmente nós brasileiros falamos muito sobre salário mínimo, principalmente de países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, Inglaterra, etc.

Entretanto, você já parou para pensar como está o salário mínimo de um de nossos vizinhos? A argentina.

Embora não se aplique diretamente, o salário mínimo de um país diz muito sobre o seu desenvolvimento econômico. Abaixo você vai entender como funciona o salário mínimo na Argentina e se vale a pena deixar o Brasil em troca de uma vida na Argentina.

Salário Mínimo Argentina 2021

Salário Mínimo Argentina 2021

Como funciona o salário mínimo na Argentina?

Embora a Argentina esteja passando por muitos problemas financeiros e políticos, ela ainda continua com o trono do país com o maior salário mínimo da América do Sul e o segundo da América Latina.

Quando analisamos o regime de trabalho Argentino com o nosso CLT, notamos uma semelhança, porém, é um pouco diferente.

No Brasil, os trabalhadores devem trabalhar até 8 horas/dia e 44 horas semanais. Desse modo, qualquer hora a mais de trabalho nas 8 horas, é considerado hora extra.

Na Argentina isso muda um pouco, porém, se mantém às 44 horas semanais. Com isso, o trabalhador na Argentina pode chegar a trabalhar até 12 horas por dia, desde que no final da semana, tenha trabalhado no máximo 44 horas semanais.

Qual o valor?

Nos últimos anos o salário mínimo na Argentina sofreu mudanças significativas, entre os anos 2016 e 2017, este aumento foi de 55%. Atualmente, o valor do salário mínimo no país está em 16.875 pesos argentinos.

O que isso significa? Embora seja ótimo o aumento no salário mínimo, as condições pelas quais isso aconteceu não foram nada motivadoras. Na verdade, este aumento foi apenas um reajuste por conta da alta inflação que o país vem sofrendo.

Em outras palavras, com a inflação alta, o poder de compra dos cidadãos diminui por conta da desvalorização da moeda. Consequentemente, para estabilizar o mercado, o governo Federal teve que intervir aumentando o salário mínimo.

Quanto vale o salário mínimo da argentina em Reais

Com a grande desvalorização da moeda Argentina, o salário mínimo argentino de 16.875 pesos argentinos está valendo cerca de 1.047,11 Real na cotação do dia que este artigo foi produzido.

Entretanto, a moeda vem sofrendo uma desvalorização muito grande, o que implica diretamente na conversão.

Veja o valor do salário mínimo de outras localidades:

Vale a pena deixar o Brasil para morar na Argentina?

Assim como a Argentina, o Brasil também não está passando por uma situação fácil. Entretanto, se analisarmos a capital da Argentina, Buenos Aires, por exemplo, pode ser sim, uma boa opção para você.

Atualmente, Buenos Aires é o local com o melhor custo benefício da Argentina, com uma ótima educação, saúde e qualidade de vida.

Dessa forma, com um salário de classe média, é possível ter uma vida até melhor que no Brasil, até porque, muitas condições tornam o custo de vida no Brasil um dos maiores do mundo.

Entretanto, embora Buenos Aires seja um ótimo local para se viver, é importante levar em conta que o restante do país está em crise, tanto política, como econômica e isso pode implicar diretamente na capital.

Leave a Reply