Salário Maternidade Rural 2021: Quem tem direito, Parcelas, Consulta e Valor

Uma das fases mais delicadas e que requere abstinência da mulher de suas atividades normais do cotidiano, é a época que vem depois do parto. Por isso, além de garantir um período de repouso para as trabalhadoras brasileiras nesse período, a lei também garante o Salário Maternidade Rural para as mulheres da zona rural após o parto. Esse grupo faz parte das seguradas especiais do INSS que aufere de benefícios únicos. A classe inclui trabalhadoras rurais que exercem suas atividades do cotidiano de forma individual ou com o auxílio dos membros da sua família. Não deixe de saber como o salário maternidade rural 2021 é regulado de modo a garantir o auxílio das mães rurais, já nos próximos tópicos deste post.

Salário Maternidade Rural 2021

Salário Maternidade Rural 2021

Salário Maternidade Rural

Entregue diretamente pelo INSS as mães que exercem suas atividades numa zona rural, o auxilio maternidade é disponibilizado quando a mulher observa o nascimento de um filho ou faz a adoção de um por meios judiciais, ou ainda quando faz um aborto não criminoso.

O salário oferecido nessa ocasião continua pelo prazo de 120 dias, e mesmo no caso de bebes que nascem mortos, o INSS deve disponibilizar o benefício observando esse mesmo período.

Lembrando que de acordo com a lei que rege o auxílio considera-se natimorto aquele bebe que morre após 23 semanas de gestação (pode ser dentro ou fora do útero da mãe).

  • Para receber o benefício será preciso comprovar trabalho rural por pelo menos 10 meses antes da data do parto ou recebimento da criança (no caso de adoção).
  • Para desempregados, será preciso comprovar a continuidade no INSS na qualidade de segurado.
Salário Maternidade Rural

Salário Maternidade Rural

Conheça também:

Parcelas Salário Maternidade Rural

É direito de toda trabalhadora abrangida pelo salário maternidade receber 4 parcelas mensais do auxílio. Agora, caso tenha ocorrido um aborto não criminoso, a beneficiaria terá o direito de receber somente 1 parcela.

No caso de aborto, o período de recebimento do auxílio diminui para 14 dias em relação aos 120 dias que são verificados nos restantes casos.

É importante destacar que para poder receber o benefício é preciso que a trabalhadora requisite o auxílio maternidade rural a partir da data do:

  • Parto;
  • Adoção ou;
  • Aborto.

A partir dessa data, a beneficiária conta com um prazo de 5 anos para submeter o pedido.

Consulta Salário Maternidade Rural 2021

Após fazer o pedido do auxílio maternidade, a trabalhadora pode acompanhar o seu pedido realizando uma consulta diretamente no site oficial do INSS. É possível realizar essa verificação por meio da internet bastando para isso seguir o passo a passo a seguir:

  • Entre no site oficial do INSS por ESTE LINK;
  • Na página que será exibida continue clicando em “ACOMPANHAR PEDIDO”;
  • Em seguida será preciso informar os dados de cadastro obtidos no momento em que você fez o pedido do benefício.
  • Depois de entrar na sua página, você poderá verificar se o benefício já foi liberado ou não.
Consulta Salário Maternidade Rural 2021

Consulta Salário Maternidade Rural 2021

Valor Salário Maternidade Rural 2021

O valor do auxílio maternidade rural é de 1 salário mínimo, considerando isso, é certo dizer que para esse ano o valor do salário maternidade será de R$ 1.045,00. No entanto, no caso de aborto legal, o valor desce para a metade.

Leave a Reply