GPS em Atraso 2021: Como Emitir, Atualizar e Fazer o Cálculo

Para poder ter acesso aos benefícios que são disponibilizados pelo INSS é preciso ficar bem atento aos requisitos ou obrigações do programa, já que em caso de descumprimento destas regras, você pode ser retirado dele. Então, não deixe de saber como você pode legalizar a situação do GPS em atraso 2021 e ficar livre de pendências com o INSS.

GPS em Atraso 2021

GPS em Atraso 2021

O que é GPS?

Para o pagamento dos valores que são destinados ao INSS para todo o segurado, usa-se o Guia da Previdência Social (GPS). Sendo assim, pode-se dizer que é graças a esse guia que no final os segurados do INSS conseguem usufruir de benefícios como o auxílio maternidade, auxilio doença, entre vários outros tipos de auxílios.

O recolhimento de todos os valores que são devidos por meio do GPS, é da responsabilidade da empresa que emprega o segurado do INSS. Ou seja, os valores a serem apresentados por meio do guia são retidos logo na fonte diretamente do salário do empregado.

Guia GPS

Guia GPS

Devido a importância da entrega desse guia para que no futuro os benefícios do INSS possam ser recebidos pelo segurado, é importante que cada trabalhador busque estar sempre informado junto ao seu empregador acerca da entrega correta do GPS, de modo a evitar inconvenientes no Futuro.

 

Saiba também como utilizar a Carteira de Trabalho Digital 2021.


Atualizar GPS em Atraso 2021

Em situações em que o empregador falta na entrega do GPS dentro do prazo estabelecido, instaura-se uma situação de GPS em Atraso 2021. Nesses casos é necessário que seja feita a atualização do GPS como forma de regularizar o atraso.

✔ Descubra também como calcular hora extra 2021.

Veja o passo a passo que você precisa de observar ao atualizar o Guia:

  • Acesse o site oficial do INSS.
  • Em seguida clique em “Serviços” e depois em “Guia da Previdência Social”.
  • Selecione a opção “Calcular Guia/Carnê”;
Calcular Guia/Carnê

Calcular Guia/Carnê

  • Continue entrando todas as informações que são solicitadas. Nessa fase é preciso indicar as contribuições/competências pendentes.
  • Por fim, basta clicar em “Continuar”, que na próxima tela serão apresentadas informações relacionadas aos valores e novos prazos de pagamento.
Atualizar GPS em Atraso

Atualizar GPS em Atraso


Como Emitir Guia GPS

Quando chegar o período indicado em calendário, será preciso fazer a emissão do Guia GPS e cumprir com a sua entrega a tempo. Nesse momento, o gerente precisará de seguir as etapas indicadas abaixo para emitir o documento:

  • Acessar o site do INSS e seguir as mesmas etapas apresentadas no tópico anterior.
  • Chegando ao fim do passo a passo anterior, siga clicando em “Gerar GPS”.
Como Emitir Guia GPS

Como Emitir Guia GPS

Já tendo o GPS em mãos, você poderá efetuar o pagamento de seu boleto e ter todas as pendências junto ao INSS em dia.

✔ Saiba também como fazer o cálculo de rescisão 2021.


Cálculo da GPS Atrasada

Cálculo Hora ExtraQuando ocorre o atraso na emissão do GPS, o INSS aplica novos percentuais a contribuição. Ao fazer o cálculo do GPS será preciso considerar que no caso de atrasos com menos de 5 anos, o pagamento cobrado ao profissional está numa média de 20% a 80% correspondentes as contribuições feitas em cada mês marcado como atrasado.

Com isso, é possível notar que no caso de atraso na situação apresentada acima, o INSS aplica um juro de 0,5% e uma multa de 10% sobre o valor que deveria ser pago caso a contribuição fosse normal/sem atrasos.

Leave a Reply