Como Calcular Hora Extra 2021

Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, o trabalhador de carteira assinada deverá trabalhar no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais. O empregado que trabalhar mais que essa quantidade de horas tem o direito de receber o chamado hora extra. Veja nesse post Como Calcular Hora Extra.

A hora extra é um direito do trabalhador e está citada na CLT, além de todos os detalhes de como funciona o direito do empregado. Neste artigo vamos falar como funciona a hora extra, seu valor, como calcular e outras informações importantes para o trabalhador.

Como Calcular Hora Extra 2019

Como Calcular Hora Extra 2021


Como calcular Hora Extra

Cálculo Hora ExtraPara se calcular a hora extra é preciso que o trabalhador saiba quanto ele ganha em cada hora trabalhada. A hora extra vai de acordo com o salário por hora do trabalhador. Para descobrir quanto vale sua hora trabalhada, basta:

  • Pegar o seu salário mensal;
  • Dividi-lo por horas trabalhadas no mês;
  • Assim descobrirá quanto ganha por hora.

Se o trabalhador fizer hora extra de segunda-feira a sexta-feira ele deverá receber a sua hora de trabalhado mais 50%, no mínimo, desse valor. Se a hora extra for em um domingo ou feriado o empregado tem direito de receber sua hora trabalhada mais 100% do seu valor.

Portanto, o valor da hora extra vale mais que a hora comum trabalhada. Alguns não gostam, contudo, a hora extra acaba ajudando muitos trabalhadores que ganham pouco, como os que recebem apenas um salário mínimo 2021.


Valor da Hora Extra 2021

Não é difícil calcular e saber o valor de sua hora extra e hora trabalhada.

  • O trabalhador que trabalha 40 horas semanais, deve laborar por 200 horas mensais.
  • Se o empregado labora por 44 horas semanais, suas horas são de 220 mensais.

Basta pegar o salário mensal recebido e dividir por uma dessas horas mensais trabalhadas. O resultado é o valor da sua hora trabalhada. Para calcular a hora extra é também muito simples. O trabalhador vai pegar a sua hora trabalhada e somar com mais 50% desse valor, ou seja, metade.

Se o empregado fez hora extra em um dia de domingo ou feriado, esse valor vai para 100%, ou seja, será a hora trabalhada acrescida de 100%, que seria o dobro do valor. O trabalhador só pode fazer duas horas extras diárias de acordo com norma do Ministério do Trabalho com raras exceções.


Cálculo de Hora Extra no Excel

Para quem sabe trabalhar com o programa office do Windows, o Excel, consegue fazer o cálculo de uma forma melhor, mais organizada, elaborada e automática. O empregado precisa estar em mãos com o total de suas horas trabalhadas e suas horas extras feitas no mês para a empresa.

Com as horas trabalhadas, seu valor e a quantidade de horas extras, o trabalhador só precisa acrescentar 50% para horas extras feitas de segunda a sexta ou 100% para horas extras feitas em domingos e feriados.

Na internet existem planilhas prontas para o trabalhador calcular automaticamente todo esse processo. Acesse http://excelpratico.com/planilha-de-controle-de-horas-extras/.


Hora Extra Noturna

Para os trabalhadores que laboram à noite – de 22h a 5h – ele tem direito ao adicional noturno, que acrescenta 20% em seu salário para quem trabalha em local urbano e 25% para área rural.

Caso o empregado que trabalha à noite faça hora extra, ele irá receber o seu adicional noturno mais 50% da hora extra.

Cálculo da Hora Extra Noturna

Cálculo da Hora Extra Noturna

Leave a Reply