Carteira de Trabalho Digital 2021: Saiba Como Baixar Aplicativo

Um dos documentos que deve sempre estar ao alcance do trabalhador, é a sua carteira de trabalho. Nesse documento constam todas as informações relacionadas a sua jornada como trabalhador, entre vários outros dados que podem vir a ser solicitados na adesão de serviços disponibilizados pelo governo ou entidades privadas. Não deixe de conferir os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como você pode ter acesso a sua carteira de trabalho digital 2021.

Carteira de Trabalho Digital 2021

Carteira de Trabalho Digital 2021

Carteira de Trabalho Digital 2021

A Carteira de Trabalho Digital 2021 é um documento revolucionário que veio ara aposentar de vez a antiga carteira de trabalho em papel. O novo documento é muito mais seguro, e à prova de fraudes.

Com a CTPS Digital, agora o trabalhador não precisa ficar carregando seu documento a cada entrevista de emprego. Também não corre mais o risco do empregador reter seu documento. Além disso, o empregador pode consultar e atualizar seus dados há qualquer momento, sem que você precise ficar levando seus documentos para o serviço.

O aplicativo da CTPS Digital tem a mesma validade que o documento impresso, mas possui uma série de benefícios qe o documento tradicional não conta.


Como Funciona a Carteira de Trabalho Digital?

A carteira de trabalho digital é um documento disponibilizado aos trabalhadores de forma 100% eletrônica. Este documento tem o mesmo valor que da antiga carteira de trabalho e previdência social (CTPS) física.

Essa iniciativa por parte do Ministério do Trabalho visa principalmente reduzir os custos e as burocracias em volta da emissão desse documento, de forma que os trabalhadores possam rapidamente fazer a emissão do mesmo assim que forem empregues.

Como Funciona Carteira de Trabalho Digital

Como Funciona Carteira de Trabalho Digital

Com essa nova opção de emissão da CTPS, o empregado somente precisa de conhecer o número do seu CPF para pode fazer o registro usando o eSocial e desta forma conseguir a sua carteira de trabalho.

Valendo lembrar que todo o processo que permite a emissão do documento é totalmente gratuito, ou seja, você não precisa de pagar nada para ter o CTPS.

VEJA AINDA:


Como Tirar Carteira de Trabalho Digital 2021

A emissão da CTPS em formato digital somente está aberta aos trabalhadores que já tiverem efetuado o seu cadastro no site do TEM. Por isso, se você ainda não realizou o seu cadastro, siga as etapas a seguir para se cadastrar:

  • Acesse o site oficial do emprega Brasil do MTE.
  • Em seguida clique em “Quero me cadastrar” e depois informe todos os dados que são solicitados na próxima página e no fim clique em, “Continuar”.
  • Agora escolha a forma de validação do condigo de acesso, pode ser por “e-mail” ou “SMS”. Depois disso será preciso cadastrar a sua senha.
  • Já tendo a senha em mãos, faça o acesso da sua conta inserindo o seu CPF e a senha cadastrada.
  • Com o acesso já garantido, volte novamente a página de serviços do TEM e clique na opção que diz “Entrar” que fica bem a esquerda-topo da página.
  • Ao acessar essa nova área, você já poderá acessar a carteira de trabalho digital sem grandes dificuldades.
Como Tirar Carteira de Trabalho Digital 2021

Como Tirar Carteira de Trabalho Digital 2021


Agendamento Carteira de Trabalho Digital 2021

O agendamento da carteira de trabalho é feito través do sistema de atendimento agendado, que pode ser realizado pelo telefone 158 ou presencialmente.

Sendo que para poder fazer a emissão da carteira no dia do atendimento, é preciso que você tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência com CEP;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade ou Certificado de Reservista;
  • Foto 3×4 tirada recentemente;
  • Certidão de nascimento ou casamento.

Lembre-se de que o agendamento funciona somente das 8h às 17h, e depois do pedido da CTPS, o trabalhador deverá aguardar por 15 dias corridos para poder ter acesso ao documento.


Consulta Número CTPS

Em situações em que o número da carteira de trabalho se faz necessário, é possível consultar essa informação usando o site da Caixa Econômica Federal por via do Número de Identificação Social (NIS). Siga as etapas abaixo para verificar:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal.
  • Em seguida insira o número do NIS e a senha solicitada. Caso você ainda não tenha uma senha, clique em “Cadastrar senha”.
  • Depois de acessar a página interna, clique em “Extrato Completo” na aba FGTS.
  • No documento que será aberto já será possível conferir o número da carteira de trabalho.
Consulta Número CTPS

Consulta Número CTPS


Vantagens da Carteira de Trabalho Digital 2021

A Carteira de Trabalho Digital é um documento que possui diversas vantagens em relação à CTPS tradicional. O APP tem a mesma validade do documento físico, mas está a todo momento disponível para consulta do trabalhador.

Para acessar qualquer informação de seu histórico trabalhista, basta que o trabalhador tenha acesso á uma conexão com a internet.

Confira abaixo as principais vantagens de optar pela CTPS Digital 2021:

  • Seu histórico trabalhista fica na palma da sua mão
  • Elimina o risco do empregador reter o documento
  • Seus dados estão integrados diretamente aos bancos de dados do MTE;
  • Mais agilidade no atendimento no INSS
  • Mais segurança nos dados do trabalhador
  • Elimina a possibilidade de fraudes no documento
  • Você pode acessar, a qualquer momento, seu histórico trabalhista

Vale lembrar que mesmo com a implantação da Carteira de Trabalho Digital, o modelo antigo da CTPS continua valendo.

Leave a Reply