Auxílio Doença INSS 2021: Perícia, Como Funciona?

Grande parte dos auxílios entregues pelo INSS são direcionados aos trabalhadores que estão em situação que não permite mais a realização de suas atividades para o sustento, como é o caso do próprio auxílio doença. O empregado que quiser seguir com o pedido do benefício deverá conhecer os procedimentos que precisam de ser seguidos para o efeito. Então, não deixe de conferir os próximos tópicos do post e saiba mais acerca do auxílio doença 2021.

Auxílio Doença 2021

Auxílio Doença 2021

Auxílio Doença INSS

O auxílio doença é um benefício entregue pela previdência social a todos os trabalhadores que estão temporariamente impedidos de trabalhar por causa de uma doença ou acidente de qualquer natureza.

Esse benefício somente é entregue por um período determinado, e no caso de doença que gera invalidez completa, outros auxílios como a aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente podem ser considerados.

O auxilio doença pode ser de dois tipos:

  • No primeiro tipo ele pode ser previdenciário, isso quando o motivo para a interrupção do trabalho é uma doença ou lesão que não tem relação com o trabalho.
  • No segundo caso, o benefício pode ser acidentário, quando a doença ou lesão é um acidente de trabalho ou ela surgiu num contexto trabalhista.

Quem tem direito ao Auxílio Doença INSS?

O INSS somente procede com a entrega do valor do Auxílio doença 2021 aos empregados que conseguem satisfazer os requisitos impostos. Sendo que para poder receber o auxílio doença é preciso que o cidadão cumpra com os seguintes requisitos:

  • Estar na qualidade de segurado;
  • Apresentar o período de carência de 12 meses. Isso significa que o segurado precisa ter feito 12 contribuições no INSS antes da data do surgimento da doença;
  • Apresentar incapacidade temporária para trabalhar devidamente comprovada por meio de consultas, laudos e dados médicos.

Vale lembrar que existem casos específicos onde a solicitação do período de carência não é exigida, como no caso em que a doença ou acidente é de nível grave.

Auxílio Doença 2021 Quem tem Direito

Auxílio Doença 2021 Quem tem Direito


Requerimento Auxílio Doença

O requerimento do auxílio doença é iniciado com a entrega do laudo medido com o CID da doença na empresa em que o empregado trabalha, de modo a conseguir o afastamento temporário do trabalho.

Em seguida será preciso que o segurado faça o agendamento do auxílio doença 2021 no INSS. O agendamento pode ser feito por meio da internet ou telefone.


Valor do Auxílio Doença INSS 2021

Durante o período em que o trabalhador estiver incapacitado pela doença ou acidente, terá direito de receber um valor pelo auxilio doença correspondente a 91% do salário de benefício.

Esse valor é calculando considerando-se a média de todas as contribuições do segurado de julho de 1994 até um mês antes da data de seu afastamento.

✓ Saiba como funciona o salário maternidade 2021

Lembrando que o salário conseguido como resultado desse cálculo não pode ser superior à média dos últimos 12 meses de contribuição.


Perícia INSS 2021

A perícia do INSS é responsável por realizar diversos exames. Esses exames são necessários para que o contribuinte posso ter comprovação que não possui mais condições de trabalhar, por exemplo.

Assim, o resultado da perícia garante a liberação ou não do benefício. É possível que a perícia seja solicitada mais que uma vez, para que o órgão tenha mesmo certeza da condição do trabalhador.

Confira abaixo sobre como realizar a solicitação do benefício:

Solicitar benefício

Solicitar benefício

  • Faça login no MEU INSS;
  • Em Serviços/Benefícios, selecione a opção “Auxílio Doença”;
Auxílio Doença

Auxílio Doença

  • Clique em “Agendar Perícia”;
Agendar Perícia

Agendar Perícia

  • Selecione uma das opções disponíveis;
  • Informe os dados solicitados e pronto!
Perícia INSS Auxílio Doença

Perícia INSS Auxílio Doença

Documentos Necessários

Documentos Necessários Salário maternidade 2021Para essa solicitação, citada acima, o contribuinte era precisar dos seguintes documentos:

  1. Documentos médicos referente a doença que se encontra, como exames, atestados a empresa, etc;
  2. Carteira de trabalho;
  3. Para os trabalhadores rurais, deverão apresentar a declaração dos eu sindicato;
  4. Identidade e CPF;
  5. Declaração emitida pelo empregador informando a última em que o trabalhador estava em atividade;
  6. Comprovantes de contribuição do INSS, como carnê ou outros documentos.

Resultado Perícia INSS Auxilio Doença

Depois de comparecer no INSS e cumprir com a perícia, os resultados são dispensados no mesmo dia a partir das 21 horas.

  • O segurado pode ter acesso ao resultado ligando para o 135 ou;
  • Entrando no site do Meu INSS.

Leave a Reply