Alistamento Militar 2021: Inscrição, Documentos Necessários, Alistamento Feminino

Um dos deveres cívicos mais importantes de qualquer cidadão brasileiro é a realização do alistamento militar. Por isso, o governo considera obrigatório o atendimento desse evento por todos os cidadãos do sexo masculino com idade igual ou superior aos 18 anos. Devido a essa imposição, é preciso que todo o brasileiro que está nessa faixa etária saiba como fazer o alistamento militar 2021, já que ao faltar nesse evento, você corre o risco de não poder acessar certos serviços do governo (cursos públicos, emissão do passaporte, entre outros).

Alistamento Militar 2021

Alistamento Militar 2021

Acompanhe já nos próximos tópicos deste post o processo que você precisará de seguir para poder fazer o alistamento Militar 2021.

Inscrição Alistamento Militar 2021

O governo permite que os jovens abrangidos pelo alistamento militar possam se alistar por meio da internet ao invés de ter que se dirigir a uma das unidades credenciadas para o cumprimento desse dever. Para poder fazer o alistamento online, você precisará de seguir o passo a passo exibido, logo abaixo:

  • Acesse o site oficial do alistamento militar usando este link – http://www.alistamento.eb.mil.br/.
  • Assim que a página estiver completamente carregada, continue clicando na opção que diz “Quero me alistar”.
Quero me Alistar

Quero me Alistar

  • Agora selecione a situação que melhor combina com o seu perfil.
Escolha a situação que se encontra

Escolha a situação que se encontra

  • Continue indicando todas as informações necessárias para a finalização do processo de alistamento.
Inscrição Alistamento Militar 2021

Inscrição Alistamento Militar 2021

Alistamento Militar Online

Como foi mencionado e descrito no tópico anterior, o alistamento militar pode ser realizado por meio da internet. No entanto, é preciso ter em conta que essa opção somente é válida para cidadãos que são parte de uma cidade que apresenta a Junta de Serviço Militar (JSM) já cadastrada no sistema online que permite a realização do alistamento militar.

É importante referenciar que apesar do alistamento online não ser presencial, ainda é preciso que o jovem tenha em mãos o seu CPF, já que durante as etapas do alistamento são exigidos dados pessoais, como a data de nascimento. Depois de seguir o processo via online, será preciso se dirigir a unidade presencial para conclui-lo.

Alistamento Militar Online

Alistamento Militar Online

Documentos Necessários

Ao se dirigir a uma das unidades credenciadas pelas autoridades do licenciamento militar, será preciso que o cidadão tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Registro de Emancipação (quando se tratar de um índio);
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original.
  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (se aplicável).

Calendário do Alistamento Militar 2021

O alistamento militar é organizado segundo datas estabelecidas pelo governo, sendo que normalmente ele segue desde o início do ano até o dia 30 do mês de junho.

Para estar devidamente atualizado acerca das datas mais recentes do evento, você precisará de visitar o site do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (Sermil).

Alistamento Militar Feminino 2021

Apesar de não ser obrigatório, pessoas do sexo feminino também podem fazer o alistamento militar caso desejem. Para tal, será preciso que a interessada realize o seu alistamento por meio dos concursos públicos que são lançados pelo governo, e durante essa seleção são observados critérios diferenciados dos que são utilizados para o recrutamento masculino.

Alistamento Militar Feminino

Alistamento Militar Feminino

Leave a Reply